domingo, 19 de fevereiro de 2017

Arminianos estão se ‘convertendo’ ao Calvinismo?



Estava navegando na net e me deparei com um artigo que dizia sobre o despertar de muitos cristãos para com o tema calvinista, mesmo os da linha arminiana tem tido um grande interesse nos grandes vultos da Reforma Protestante. Realmente, muitos têm buscado saber mais sobre os servos do  Senhor que foram os precursores da Reforma Protestante.

Mas o quê tem motivado aqueles que se identificam com a Teologia Arminiana, a conhecerem mais sobre a Teologia Calvinista? As duas linhas Teológicas se contrapõe, então por que a busca de temas calvinistas?

Cristãos de diversas denominações históricas, pentecostais e neopentecostais tem tido grande interesse com os temas da Reforma Protestante. Assim, tem buscado por teólogos como Charles H. Spurgeon, Lloyd-Jones, Martinho Lutero, John Owen, Jonathan Edwards, Zwinglio e, claro, João Calvino; entre outros.

Talvez, alguns possam pensar que aqueles que eram adeptos da Teologia Arminiana estão agora mudando de linha teológica. Mas não creio que seja essa a postura adotada por esses cristãos. O que tenho percebido é que eles estão vivenciando, continuamente, um evangelho superficial e pautado mais em experiências emocionais (o que tem feito com que muitos líderes evangélicos extrapolem os limites tidos com marcos sagrados – e bíblicos) e não nas Sagradas Escrituras.

E, aqui está o ponto culminante, não se pode servir ao Senhor através de experiências emocionais - tão somente. Todo o conhecimento e serviço que temos que prestar ao Senhor é revelado através da Palavra Sagrada. E isso, os teólogos Reformadores o fazem muito bem, pois é a regra mestra deles (Sola Scriptura - que realmente é a correta).

Até porque, os cristãos em geral, pentecostais ou neopentecostais, não são estudantes envolvidos com temas teológicos ‘mais profundos’. Não querendo aqui dizer que eles não conheçam a Bíblia (pois conhecem), mas termos como:  “justificação pela fé”, “sacerdócio universal dos santos”, “graça irresistível”, “depravação total da ração humana”, entre outros; não fazem parte dos ensinos destes, o que ao meu ver é um absurdo.

Portanto, não é a teologia em si; mas a decadência da igreja brasileira (e não só a brasileira) em termos morais, éticos, ministeriais, doutrinárias, envolvimentos partidários, corrupções nas esferas religiosas, etc...; que tem feito muitos cristãos que seguem a linha teológica arminiana, quererem ouvir uma pregação centrada somente na Palavra, uma pregação cristocêntrica, através de pregadores calvinistas, mesmo não concordando com todos os temas cridos por estes.

O que você pensa sobre o tema???
Vagner Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário